terça-feira, 7 de julho de 2009

Filme Forrest Gump


O Filme Forrest Gump, conta uma linda história vivida por um personagem que apesar de sua inocência ele puro e aberto para os conhecimentos.
Durante todo o filme Forrest narrou fatos de sua vida que me trouxe fortes emoções, pois enquanto asistia o filme me via em várias cenas que me fizeram lembrar a minha infância. E isso de certa forma me ajudou bastante na construção do meu memorial.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Vidas Secas: Reflexão


Uma das atividades que me chamou muito a atenção nesse ciclo foi o filme Vidas Secas de 1963, que foi apresentado pela professora Rosane. É um filme brasileiro, que faz uma crítica social e econômica voltada para o Nordeste, que tinha como objetivos denunciar os problemas sociais do Brasil. Esse filme trabalha a narrativa do silêncio na qual as próprias imagens falam por si só. É baseado no romance de Graciliano Ramos, passa-se em um contexto muito próximo de nós, pois o cenário era típico do sertão e a seca era vista o tempo inteiro do filme.
Vidas Secas é uma história de uma família de retirantes do Nordeste brasileiro, que retrata a condição e a luta do homem do interior pela sua sobrevivência. Várias cenas desse filme me fizeram relembrar muitos momentos da minha época de estudante, as longas caminhadas que eu fazia para ter acesso à escola, dos trabalhos realizados na roça para ajudar meu pai e de tantas outras dificuldades da vida rural.

Reflexão (Gelit)


Nesse Ciclo Dois, as atividades do Grupo de Estudos Literários (Gelit), já foram degustadas por mim, desde a apresentação do livro no Seminário de Abertura, com a dança indiana, das orientadoras Rúbia Margareth e Fabrízia, sendo esse um momento descontraído, mas que chamou a minha atenção para a leitura da obra.
A Distância entre Nós, com a autora Thrity Umrigar, que por incrível que pareça houve uma coincidência com a história de cultura que estamos acompanhando na mídia televisiva através da novela Caminho das Índias, da autora Glória Perez, que se passa na Índia e no Brasil.
O livro A Distância entre Nós é um romance avassalador, envolvente e intenso. Conta a história de duas mulheres, Sera e Bhima, a patroa e a empregada, cujas vidas, apesar da distância social, são igualmente devastadoras.
A forma com que a orientadora Fabrízia orientou o estudo do livro foi muito significativo para a compreensão da cultura Indiana. Esse estudo foi bastante proveitoso, pois além das leituras, discussões, foram realizadas apresentações de seminários por três grupos, com os temas: Preconceito Social, Violência Contra a Mulher e Cultura. Com essa estratégia, aprofundamos nossos conhecimentos sobre a Índia através de nossas leituras, pesquisas e discussões do grupo. O que se tornou um estudo importante sobre a cultura de um país que mesmo sendo mostrado na mídia, não mostra de fato a sua verdadeira realidade.