Com a evolução da raça humana, o meio ambiente vem sofrendo constantes transformações, que na maioria das vezes são devastadoras. De certa forma o homem tem uma parcela de culpa, uma vez que ele é capaz de destruir seu próprio habitat sem antes mesmo de sofrer os efeitos dessa destruição.
As agressões causadas pelo homem ao meio ambiente, quase sempre são insignificantes aos mesmos, isso pelo fato de que esquecem que somos parte da terra e ela é parte de nós, e sendo assim qualquer ato que venha a prejudicar o nosso planeta poderá prejudicar a si próprio.
Nossa vida está interligada com a de todos os outros seres. Cada ser vivo tem direitos iguais à vida e ao bem estar. São essas interligações que garantem a sobrevivência de todos.
Nessa linha de raciocínio, fica claro que são as ações do próprio ser humano que vem afastando a relação entre o homem e a natureza, a falta de respeito é frequentemente esquecida e, portanto o que se torna necessário ao homem é uma maior consciência em relação a sua dependência para com o meio ambiente.