quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Filme : O Jarro

UNIVERIDADE FEDERAL DA BAHIA
Curso em Licenciatura de Pedagogia-Irecê/UFUBA
Ciclo um
Atividade-Filme : O Jarro
Cursista : Marisete Macedo Alecrim


O Jarro

O filme nos mostrou uma escola em uma comunidade seca e quase deserta, onde as crianças para tomarem água, era uma verdadeira confusão, pois o único recipiente que tinha ,era um jarro, o qual sofreu uma rachadura, trazendo grandes conflitos para o professor, alunos e comunidade, o professor pede para um pai consertar o jarro, ele nega dizendo que não pode parar de trabalhar para fazer o conserto de graça. Diante desse acontecimento percebe-se que naquela comunidade não havia solidariedade e suas dificuldades socioeconômicas eram grandes, para resolver este incidente o planejamento do professor foi de suma importância, ele usou a sua criatividade quando pediu para os alunos fazerem desenhos em ovos para a nota de arte e que na verdade esses ovos eram para fazer o conserto do jarro. Em quanto isso as crianças bebiam água no riacho que tinha na comunidade.
As pessoas que moravam ali tinham como distração fazer fofocas, a mãe de um aluno contava para o marido que o professor havia expulsado o filho e esse ia logo procurar confusão com o mesmo.
O filme sendo Iraniano aparece fatos que estão muito próximos de nós, são eles: a falta de interesse dos pais pela escola, alunos carentes, birrentos, brigonas, violências domésticas e outros.
No filme também há uma estética de beleza quando mostra o muro, o riacho e etc. Esse filme nos proporcionou fazer uma reflexão sobre os desafios encontrados no dia-a-dia de sala de aula.

3 comentários:

cristina disse...

olá Marizete.
Como vc mesmo falou o filme trouxe uma visão ampla para o planejamento ser mais contextualizado com a realidade do aluno.
O filme O Jarro nos fez perceber o quanto é importante a efetividade durante o processo ensino e aprendizagem.
Bjs!

Ana Cristina.

Anônimo disse...

Olá Marisete, eu já assisti uma vez este fileme o jarro, mas estou com muitas dificuldades em encontra-lo, já faz um bom tempo que o vi era uma cópia em VHS e não tenho mais contato com a pessoa que passou o fime, será que encontro em DVD? Favor me ajude.Obrigada Márcia.

Unknown disse...

Olá

Também Assistir o filme, pude perceber a dificuldade que o professor enfrentou por causa de um vaso velho que não segurava mais água, pois tinha muitas rachaduras. gente esse filme mostra as necessidades de uma comunidade carente e as consequências que isso traz a escola, bem como as dificuldade que o professor enfrenta em sala de aula. Eu consegui o filme pelo you thube.