quarta-feira, 22 de abril de 2009

Software livre: Reflexão


Softwares são os programas que fazem o computador funcionar. Software livre, como o próprio nome sugere, é um tipo de programa que não é controlado por uma empresa ou pessoa. É colocado no mundo digital com os segredos abertos. Software Livre é uma questão de liberdade, não de preço e para entender o conceito, você deve pensar em liberdade de expressão.

O Brasil é o primeiro país do mundo a adotar software livre como política de governo. No Brasil, podemos nos queixar de tudo, menos da monotonia. Depois do futebol, da caipirinha e do carnaval… acredita-se que em breve vamos nos tornar o país do software livre.

A Inclusão Digital é um dos métodos sociais de integração do cidadão à Tecnologia da Informação. O Brasil hoje tem um compromisso sério com a inclusão digital. O software livre vem caminhando para os centros de inclusão digital, e vem quebrando a marca de que o software livre só é bom pra técnico e acadêmico. A redução de custos faz o software livre ser viável a todos. A capacitação fica mais acessível com bem mais facilidade.

Porém, é sempre bom deixar claro que as vantagens do software livre não se limitam à redução de gastos. A liberdade de expressão é o que chega mais próximo ao conceito de software livre.

2 comentários:

cristina disse...

Marisete ficou legal a sua pesquisa e ficou bem interessante a sua postagem.
As entrevistas nos proporcionou conhecer melhor o uso do SL tanto na nossa cidade como a nivél das políticas públicas,precisamos divulgar as vantagens do SL para as empresas e colegas de trabalho.

Bjs.

Ana Cristina

Bonilla disse...

Olá Marisete,
não esqueça que quando usamos idéias de autores, devemos fazer as devidas citações e referências. Esse também é um princípio do conhecimento aberto: dar autoria a quem dela tem direito. Na postagem sobre a pesquisa de campo, trouxe apenas a visita ao Ponto. Foi o único lugar visitado? E que análises vc faz das informações coletadas? Lembre-se que o blog é o espaço de autoria de vcs, precisam falar sobre suas idéias, suas reflexões. Vamos lá....
bj