terça-feira, 27 de outubro de 2009

ALFABETIZAÇÂO II




Na atividade de Giovana Zen com alfabetização II, traz uma aprendizagem significativa. Ela que já havia deixado uma inquietação no segundo ciclo quando discutimos sobre as concepções da alfabetização e a importância de aprender a ler e a escrever.
Sabemos que no decorrer do tempo o homem da pré-história aprendeu a se comunicar com varias linguagens, como a verbal, corporal e outras que dependem de uma compreensão do sistema de escrita.
Cabe a nós planejarmos algumas situações para que todas as crianças, quaisquer sejam seus conhecimentos sobre a escrita possam aprender a ler elaborando interpretações cada vez mais avançadas. Quando o professor propõe essas atividades problematizadoras favorece a eles participação em algumas práticas de linguagem e ao mesmo tempo o avanço da compreensão do sistema de escrita.É necessário que, estejamos preparados para sabermos como devemos passar as informações para as crianças sobre a leitura e a escrita. Pois a criança precisa aprender que a escrita tem estabilidade e que as palavras são aquelas mesmas independente de onde elas estão. É através das atividades de leitura que a criança aprende mais, por que ela ainda vai relacionar com a escrita convencional, refletindo sobre o sistema de escrita, observando alguns aspectos como: segmentação de palavras, forma de grafar, letras iniciais e finais das palavras, enfim ela pode perceber que a escrita é um sistema de representação
.


Participar da atividade de alfabetização com a professora Giovana Zen e aplicar uma atividade em sala de aula foi muito importante para que eu como professora dos alunos com dificuldades de aprendizagem do 3º ano, pudesse conhecer melhor sobre o que eles sabem e o que eles pensam sobre a escrita. Nessa atividade eu pude perceber que o profissional é que precisa estar preparado para intervir de diversas formas, em diversos momentos contribuindo com o processo de aprendizagem dos alunos; pois, sabemos que não basta apenas apresentar o conteúdo para que o aluno aprenda, é preciso criar situações para que este aluno estabeleça relações com as situações apresentadas, sendo o professor o facilitador do processo de ensino e aprendizagem.Na atividade de Leitura de Parlendas com alunos de 3º ano, foram apresentadas as 4 versões da parlenda “Boi da Cara Preta”. Com a proposta de que os alunos encontrassem a parlenda “BOI DA CARA ROSA”. E com muito esforço e muitas intervenções que levaram os alunos a confrontarem as 4 versões da parlenda, eles conseguem encontrá-la. Você poderá ver completo o planejamento da atividade de Alfabetização no blog da colega Macicleide.

Um comentário:

Gleivia Rodrigues disse...

Assistir o vídeo realizado por vocês , achei as intervenções coerentes a faixa etária. Parabéns!!!