domingo, 7 de novembro de 2010

A INPORTANCIA DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO


No mundo globalizado em que vivemos já não é possível a sociedade caminhar sem o uso das novas tecnologias de informação e de comunicação.

O espaço escolar deve ser visto como um espaço de constantes mudanças, na qual o aluno possa, de forma participativa, interagir no processo ensino e aprendizagem.

Algumas comunidades escolares já percebem a importância das tecnologias como uma ferramenta didático-pedagógica na educação, e como instrumento de mudanças no processo de aprendizagem.

Sabemos que muitas escolas públicas, ainda estão longe de acontecer a utilização de computadores como instrumentos de ensino. Há falta de investimentos dos ógãos institucionais, carência de políticas públicas, de investimentos em equipamentos tecnologicos, como também a formação do professor.

Nesse contexto tecnologico, o papel do professsor é conhecer e descobrir os efeitos pedagógicos de seu uso, pois essas novas ferramentas de ensino modifica expressivamente o papel do professor, ele deixa de ser um mero transmisor de conteúdos e passa a ser um mediador do conhecimento capaz de articular a interação nos meios tecnologicos.

Hoje, com essa inversão da hierarquia do saber gerada pela internet, uma vez que a tecnologia é cada vez mais presente na vida e na escola, o professor mais do que nunca deve se manter atualizado , bem informado, conectado para dar conta das solicitações dos alunos, assim eles irão ter uma aprendizagem mais real e mais palpável .

Portanto se não quisermos ficar para trás, abandonados e analfabetos digitalmente, precisamos buscar formação na qual possa fazer o uso do computador na escola como recurso pedagógico diferenciado, utilizando esta poderosa ferramenta na construção do conhecimento. pois a escola é um espaço para adquirir e produzir o conhecimento.



REFERENCIAS:



Subjetividades, tecnologias e escolas/ Marcia Leite e Valter Filé(orgs). Rio de Janeiro: DP&A, 2002. ( O sentido da escola).


Cabeças digitais: O cotidiano na era da informação / orgnização: Ana Maria Nicolaci-da -Costa. Rio de Janeiro: ed.PUC-Rio, São Paulo, Loyola, 2006

Um comentário:

Maristela Midlej disse...

Marisete,

Fiquei feliz pelo resultado do seu trabalho. Só sugiro para um próximo a criação de nat=rrativas digitais com fotografias, em Fotologs, onde os alunos criam histórias com fotos e legendas.

Gostaria de chamar a atenção para: ao se referir ao uso das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas o uso da palavra ferramenta não é adequado, visto que a mesma, assim como os utensílios, são também artefatos, que significa próprio para o uso, tendo a finalidade de se realizar um trabalho ou uma tarefa, como por exemplo, um martelo para bater um prego, um machado etc.Funcionam como extensões ou prolongamentos de habilidades na maior parte das vezes manuais. As tecnologias digitais são muito mais que ferramentas, são estruturantes de novas formas de pensar, de conhecer, de agir, de se relacionar, de construir conhecimentos, alcançam muito mais que um nível físico, um nível sensório e cerebral. Portanto, é melhor falar da tecnologia como mediadora de aprendizagens, ou até mesmo como um recurso que medeia a construção de conhecimento.

Vá em frente, e sempre que possivel, aproveite as potencialidades das tecnologias digitais nas atividades pedagógicas.
abs,
Maristela