terça-feira, 21 de outubro de 2008

Oficina da Palavra Escrita

Encontro do dia 13/10

Resumo e Reflexão

A professora Licia Beltrão, deu inicio à aula fazendo uma leitura de um texto que falava das características das segundas-feiras. Em seguida foi feita uma lista de palavras citadas pelos cursistas com relação à expectativa da atividade. Citaram continuidade, necessidade de escrever; conhecimentos e entre elas, contrariar, palavra que me chamou bastante atenção, acho que pelo fato de que sempre haverá contrariações no decorrer do curso.
Foi lido o texto de Pablo Neruda: A Palavra. No qual ele diz: Levaram tudo e nos deixaram tudo. . .Deixaram-nos as palavras, esta frase tenta nos mostrar a importância e o poder que as palavras têm. E o livro nos mostrou também uma breve história de como era usada à escrita nos tempos da pré-história até os dias atuais, deixando claro que o mundo está conectado na escrita.
No dia seguinte continuando a atividade que foi dada o nome de Oficina de Fundamentos, foi feito uma leitura do livro Diário de classe, Uma Palavra Só, de Bartolomeu de Campos Queirós, que contou uma história com uma única palavra: Exclusivamente. E a partir daí deu pra perceber a força das palavras, com pequenas amostras de texto e poucas letras, percebe-se todo o sentido que a escrita nos trás.

Reflexão

A Oficina da Palavra Escrita foi bastante interessante, à professora Licia Beltrão com o vasto conhecimento que possui,introduziu as palavras em nosso vocabulário de maneira bem criativa.
A atividade Oficina da Palavra Escrita está na expectativa de alguém que dar sentido as palavras, e as mesmas nos inquietam e nos tiram do nosso lugar.
Essa atividade me inquietou, pois através dela percebi que nós conhecemos o mundo através da palavra, e que o homem criou a escrita no sentido de progresso, mas também para controlar algo.
Quando a professora pergunta: A idéia comanda a forma de escrever? Deparei-me com a minha turma do grupo oito a qual se encontra em diferentes hipóteses de escritas, e que na concepção deles estão agindo corretamente com as suas maneiras de escrever.
Eu acredito que a idéia não só comanda a forma de escrever como também a forma de ler. A partir dos desenhos e amostra de textos que foi visto, deixaram claro que uma leitura feita pela apresentação da capa de um livro é possível nos antecipar algo do contexto do próprio. Essa leitura de imagem os nossos alunos que não lêen convencionalmente são capazes de realizá-la com boa desenvoltura.

“Ler é uma prática social que para ser refletida, depende de determinadas condições objetivas, presentes na sociedade com cada um.” (Diz REGINA ZILBERMAN).

4 comentários:

Rita Cácia Fernandes disse...

Palavras, palavras, palavras...
Não tive o mesmo privilégio de está com Lícia Beltão, fiquei com a caçulinha da turma, Paulinha. De fato essa oficina foi bem produtiva e reflexiva, me motivou até a elaborar um projeto de leitura, uma mistura da palavra escrita com a oficina de produção livre.Em breve o postarei no meu blog.
bjs, Rita Cácia

Gicélia disse...

Realmente Marisete,

Aula inesquesível, pois brincar com as misturas de palavras é uma verdadeira mágica. É inesquecível, porque estaremos em nossos planejamentos, sempre refletindo sobre o que vimos nessa oficina da palavra escrita.

bjus: Gicelia

Delian disse...

Ler é expandir o conhecimento a respeito da própria leitura,ampliando a visão de mundo,inserindo o leitor na cultura letrada,na aula de Lícia isso foi mostrado com muita clareza.

Jucelia Ferreira disse...

Com certeza,ninguém vai se esquecer da oficina,principalmente nos planejamentos.
A aula me encheu de animo,veio mil coisas na cabeça,e uma vontade enorme de ler,é maravilhoso ver Lícia lendo.Eu me sentir a professora de horizontologia com sua aluna Clara Luz.