quarta-feira, 26 de agosto de 2009
REFLEXÂO SOBRE EXCLUSÂO/INCLUSÂO: Elementos para uma discussão.De Joseilda Sampaio Souza e Maria Helena Silveira Bonilla.
Diante das leituras feitas no texto, percebe-se que existe uma contradição referente à expressão ”Inclusão Digital.” Pois, ao mesmo tempo em que gera novos excluídos, buscam incluir outros indivíduos na condição de serem consumidores. Sendo assim as comunidades de baixa renda, de alguma forma sentem-se excluídas, por não terem condições para comprar computadores e muito menos para pagarem internet. E com isso a economia digital sai perdendo um número grande de consumidores, sem esquecer que as questões das desigualdades sociais estão relacionadas a uma maior parte da população brasileira. È percebível que todo esse movimento de inclusão se torna em uma só questão, que é a de fins lucrativos para as empresas do campo da tecnologia. Além disso, Martins (1997) afirma que, o processo de exclusão, neste contexto, “Cria uma sociedade paralela que é incluída do ponto de vista econômico e excluída do ponto de vista social, moral e até político.” (MARTINS, 1997, P. 34). Dessa forma é preciso que a sociedade seja composta de pessoas conscientes da sua realidade e que possa entender, compreender e se apropriar desse novo mundo da construção do conhecimento e da informação, buscando assim, os seus direitos pela inclusão digital.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
É colega....Falar de inclusão digital não é simples, pois para se falar em inclusão digital principalmente na educação, não basta somente instalar computadores em escolas públicas. É preciso investir também na capacitação de professores para que esses transformem suas aulas utilizando as ferramentas digitais.
Realmente este texto ampliouoa nossas idéias a cerca do tema , e olha que tinha e temos muitos eqúivocos a resolver.
Realmente colega precisamos primeiro de uma boa capacitação,pois os nossos alunos já estão incluidos digitalmente.Sempre que precisamos deles em algumas questões eles babem resolver,pois o básico já sabem.
Postar um comentário