A atividade da Palavra Escrita mostra mais do que nunca, a importancia de ser trabalhado na sala de aula as variedades dos Gêneros Textuais para que os alunos possam conhecer para que serve e as suas funcionalidades para a vida na sociedade.
Desde os primeiros momentos da vida escolar, que as crianças entram em uma rotina diária de situações didáticas que se tornam cada vez mais complexas. Entre elas estão às rodas de leituras, de conversas, nas quais as crianças ouvem histórias, tomam contato com a palavra escrita e com bons textos literários.
A marca principal desses textos é a diversidade: São parlendas, receitas, histórias, canções enfim todos os textos de circulação social.
A aula da atividade Oficina da Palavra Escrita deu- se inicio por um vídeo imagético com a música de Adriana Calcanhoto (Sexta-Feira) nesse vídeo nos mostrava as características da baianidade. Que com suas diversidades culturais deu fundamento para entendermos melhor os gêneros e suas funcionalidades.
Sabemos que os gêneros textuais são fenômenos históricos, profundamente vinculados a vida cultural e social. E que eles se caracterizaram muito mais por suas funções comunicativas, cognitivas e institucionais do que por suas peculiaridades lingüísticas e estruturais.
Percebemos que o gênero da lista ela pode dar uma determinada função social como organizar, lembrar, selecionar e que poderá ser trocada a partir do momento que eu queira lhes dar uma nova função. Vimos também à importância que tem levar para a sala de aula a intertextualidade para que os alunos possam aprender as diferentes formas e tipos de textos na tentativa de compreender melhor a escrita.
Desde os primeiros momentos da vida escolar, que as crianças entram em uma rotina diária de situações didáticas que se tornam cada vez mais complexas. Entre elas estão às rodas de leituras, de conversas, nas quais as crianças ouvem histórias, tomam contato com a palavra escrita e com bons textos literários.
A marca principal desses textos é a diversidade: São parlendas, receitas, histórias, canções enfim todos os textos de circulação social.
A aula da atividade Oficina da Palavra Escrita deu- se inicio por um vídeo imagético com a música de Adriana Calcanhoto (Sexta-Feira) nesse vídeo nos mostrava as características da baianidade. Que com suas diversidades culturais deu fundamento para entendermos melhor os gêneros e suas funcionalidades.
Sabemos que os gêneros textuais são fenômenos históricos, profundamente vinculados a vida cultural e social. E que eles se caracterizaram muito mais por suas funções comunicativas, cognitivas e institucionais do que por suas peculiaridades lingüísticas e estruturais.
Percebemos que o gênero da lista ela pode dar uma determinada função social como organizar, lembrar, selecionar e que poderá ser trocada a partir do momento que eu queira lhes dar uma nova função. Vimos também à importância que tem levar para a sala de aula a intertextualidade para que os alunos possam aprender as diferentes formas e tipos de textos na tentativa de compreender melhor a escrita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário