segunda-feira, 6 de julho de 2009

Reflexão (Gelit)


Nesse Ciclo Dois, as atividades do Grupo de Estudos Literários (Gelit), já foram degustadas por mim, desde a apresentação do livro no Seminário de Abertura, com a dança indiana, das orientadoras Rúbia Margareth e Fabrízia, sendo esse um momento descontraído, mas que chamou a minha atenção para a leitura da obra.
A Distância entre Nós, com a autora Thrity Umrigar, que por incrível que pareça houve uma coincidência com a história de cultura que estamos acompanhando na mídia televisiva através da novela Caminho das Índias, da autora Glória Perez, que se passa na Índia e no Brasil.
O livro A Distância entre Nós é um romance avassalador, envolvente e intenso. Conta a história de duas mulheres, Sera e Bhima, a patroa e a empregada, cujas vidas, apesar da distância social, são igualmente devastadoras.
A forma com que a orientadora Fabrízia orientou o estudo do livro foi muito significativo para a compreensão da cultura Indiana. Esse estudo foi bastante proveitoso, pois além das leituras, discussões, foram realizadas apresentações de seminários por três grupos, com os temas: Preconceito Social, Violência Contra a Mulher e Cultura. Com essa estratégia, aprofundamos nossos conhecimentos sobre a Índia através de nossas leituras, pesquisas e discussões do grupo. O que se tornou um estudo importante sobre a cultura de um país que mesmo sendo mostrado na mídia, não mostra de fato a sua verdadeira realidade.

Nenhum comentário: