segunda-feira, 6 de julho de 2009

Vidas Secas: Reflexão


Uma das atividades que me chamou muito a atenção nesse ciclo foi o filme Vidas Secas de 1963, que foi apresentado pela professora Rosane. É um filme brasileiro, que faz uma crítica social e econômica voltada para o Nordeste, que tinha como objetivos denunciar os problemas sociais do Brasil. Esse filme trabalha a narrativa do silêncio na qual as próprias imagens falam por si só. É baseado no romance de Graciliano Ramos, passa-se em um contexto muito próximo de nós, pois o cenário era típico do sertão e a seca era vista o tempo inteiro do filme.
Vidas Secas é uma história de uma família de retirantes do Nordeste brasileiro, que retrata a condição e a luta do homem do interior pela sua sobrevivência. Várias cenas desse filme me fizeram relembrar muitos momentos da minha época de estudante, as longas caminhadas que eu fazia para ter acesso à escola, dos trabalhos realizados na roça para ajudar meu pai e de tantas outras dificuldades da vida rural.

Nenhum comentário: