sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Projeto Terreiro Digital

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA – FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – ENSINO FUNDAMENTAL/ SÉRIES INICIAIS
ATIVIDADE: GEAC DE INCLUSÃO DIGITAL
CURSISTAS: ADAIR NEIDE, ALELUIA CRISTINA, CLUDIJANE BARBOSA, MARIA DELIAN CARDOSO, MARISETE MACEDO
PROFESSORA: MARIA HELENA BONILLA


PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL

TÍTULO: TERREIRO DIGITAL

INTRODUÇÃO

Vivemos em um país, onde a desigualdade social é gritante. O Brasil apresenta em seus indicadores, números que atestam a desigualdade social e que, apesar dos avanços econômicos, não conseguem resolver a distorção da distribuição de renda no país.
Essas desigualdades ficam mais acentuadas quando se referem ao uso das novas tecnologias digitais. Segundo o instituto Brasileiro de geografia e estatística (IBGE)2008, 23,8% dos domicílios tem acesso à internet.
Cada vez mais o uso das novas tecnologias se faz presente no dia a dia das pessoas, a sua presença na sociedade cria novas possibilidades de expressão e comunicação, contribuindo também para o agir social e político do individuo, daí se dar a importância do acesso das novas tecnologias por todas as classes sociais.
Diante da importância do uso dessas tecnologias as iniciativas nessa área ainda são insuficientes para atender a demanda da população que não têm acesso a elas. As iniciativas do governo aparecem timidamente no contexto nacional, Fundo de Universatização para os Serviços de Telecomunicação( FUST), programa banda larga nas escolas, Um Computador por Aluno( UCA), entre outros.
Definimos que inclusão digital vai além de ser alfabetizado digitalmente. Um indivíduo incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida. Segundo Sampaio (2005, P.434) define a inclusão digital “como a universalização do acesso ao computador conectado a internet, bem como, ao domínio da linguagem básica para manuseá-la com autonomia”.
É de fundamental importância que a sociedade tenha oportunidade de acesso as tecnologias,visando as transformações sociais do meio em que vive, participando das decisões políticas, atuando melhor na sociedade, através da democratização do acesso às tecnologias da informação.

JUSTIFICATIVA

Conhecendo a história da criação do bairro e da escola, e diante dos avanços tecnológicos é que sentimos a necessidade de fazermos um projeto de inclusão digital para essa comunidade do Baixão de Sinésia, expectativa essa que será facilitada em breve, com a chegada da cidade digital em Irecê. Ao construir esse projeto pensamos em meios que atendam as demandas sociais dessa comunidade.
A comunidade Baixão de Sinésia tem em suas raízes a luta dos negros, pois no passado suas terras serviram para abrigar vários escravos que fugiam dos maltratos dos grandes fazendeiros, dando origem a um quilombo. Trouxeram assim para a comunidade, os rituais do candomblé e também das festas de reisados, os quais tem seus instrumentos preservados por seus familiares até hoje. A comunidade tinha como líder a senhora Sinésia Caldeira Bela, pessoa influente na comunidade, a ponto de levar o bairro a ter o nome dessa tão importante figura histórica(RUBEM,2001, p. 143, 144).
Os moradores dessa comunidade trazem a força de seus antepassados nas suas raízes, mas no seu dia a dia apesar dos tempos modernos as lutas não terminaram hoje eles lutam talvez por batalhas iguais ou piores, lutam contra o descaso das autoridades políticas, as desigualdades sociais, as drogas que a cada dia que passa leva mais jovens da comunidade para o caminho da criminalidade e baixo nível de escolaridade.
Por ser um bairro distante do centro da cidade, o acesso as lanhouse se torna difícil e também pelo baixo poder aquisitivo dos moradores. Algumas pessoas dessa mesma comunidade possuem computador, mais falta condição financeira pra usufruir da internet.

OBEJETIVOS:

₀ Promover a inclusão social de população excluída digitalmente, utilizando as tecnologias da informação como instrumento de construção e exercício de cidadania.
₀ Atender a população carente da comunidade, visando à formação de agente disseminadores das novas tecnologias.
₀ Oportunizar aos alunos e comunidade ao acesso à informação.

METODOLOGIA DE IMPLEMENTAÇÃO:

O projeto Terreiro Digital será organizado em espaço público, cedido pela escola Sinésia Caldeira Bela e a sua sustentabilidade será feita através de ofícios para as entidade que tenham interesse em ajudar a comunidade.
Esse projeto beneficiará a comunidade local, o público atendido terá oportunidade de realizar atividades livres. O horário de atendimento será organizado através de monitoria, cada indivíduo terá de agendar com antecedência o seu horário de acesso, garantindo assim a organização e o bom funcionamento do espaço.
PLANILHA DE CUSTO


ATIVIDADES DE PRÉ IMPLANTAÇÃO:
₀ Elaboração do projeto.
₀ Levantamento de custos.
₀ Estudos e pesquisas.
₀ Aprovação de orçamento do projeto.

ATIVIDADES DE IMPLANTAÇÃO
₀ Adequação do espaço.
₀ Busca de recursos e parcerias.
₀ Elaboração do projeto de investimento.
₀ Compra dos materiais.
₀ Contratação da mão de obra e serviços.

ATIVIDADES DE PÒS IMPLANTAÇÂO
₀Organização do centro digital.
₀ Planejamento das Oficinas que serão realizadas.
₀ Compras de equipamentos necessários para a implantação do projeto.
₀ Seleção de alunos egressos que fazem parte da comunidade do bairro para a monitoria bolsista.
₀ Organização de escalas de trabalho dos monitores.
₀ Agendamento dos horários para o público da comunidade.





REFERÊNCIA
SAMPAIO, Joseílda S. BONILLA, Maria Helena Silveira. Exclusão/ Inclusão: elementos para uma discussão. 2005, Disponível em:http://revista.ibict.br/liinc/index.php/liinc/article/viewFile/289/199 (acesso em 04/11/2009)
Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE). Disponível em: http://softwarelivre. Org./portal//geral//IBGE (acesso em: 03/11/2009)

RUBEM, Jackson. Irecê História, casos e Lendas. Jaan/2001, 2ªedição: Print Fox Editora- Irecê.

Um comentário:

maurina disse...

A inclusão digital è uma nova forma forma de trazer possibilidades para todos inclusive aqueles que precisam a cada instante destas novas tecnologias.E a inclisão abre as portas para novas possibilidades e conhecimento e mais para mim fez um efeito maravilhoso pois trouxe alguns conhecimentos que dois anos atràs não tinha e para mim isto e muito possitivo graças a Professora Bonilla que faz parte do meu processo de aprendizagem em relação as tecnologias.